FAQ

Aquecedor solar para água

Atualmente a forma mais utilizada de aproveitamento de energia para aquecimento de água é por meio de radiação solar. A energia solar é aplicada no aquecimento de água em residências e grandes obras com larga economia e fartura. Brasília-DF e toda região centro-oeste do Brasil tem uma média de 300 dias de sol por ano. A economia de um sistema de energia solar de alta qualidade, tecnicamente dimensionado e instalado, é de 80% da energia que se está substituindo. Além disso, a vida útil é excepcionalmente longa, durando de 20 a 30 anos.

O que é Coletor Solar?

É uma placa absorvedora, fabricada internamente em cobre e alumínio com pintura eletrostática na cor preta, fosca, que capta a radiação solar e a transmite para a água.

O que são Termos sifão?

É um sistema natural de circulação da água fria, entre boiler e placa, e da quente, entre placa e boiler, por meio do desequilíbrio de densidade e expansão moleculares.

O que são Boilers?

São cilindros, internamente em aço inoxidável, cobre ou vinil, envolvidos com uma camada de isolamento térmico, revestidos externamente com chapas de alumínio ou inox. São responsáveis pelo armazenamento da água aquecida pelas placas até o momento de uso. Possuem apoio de resistência elétrica blindada em cobre de imersão direta e termostato – relé térmico com potenciômetro regulável fixo.

Energia Solar. Como funciona?

O sistema recebe a água da caixa fria para o reservatório térmico. A água circula entre o reservatório e os coletores solares instalados no telhado, através de tubos de cobre. A superfície negra dos coletores solares capta o calor do sol e o transfere para a água que passa pelos coletores. Aquecida, a água retorna ao reservatório térmico e ali permanece armazenada até o momento do consumo.

Os sistemas têm uma forma auxiliar de aquecimento composto de resistência elétrica blindada e de relé. Sua operação é automática, ou manual, e entra em ação quando a insolação não for suficiente para aquecer a água, ou ainda, quando o consumo de água quente for superior à produção.

Energia Solar - Montagem

O sistema de aquecimento solar atinge o melhor desempenho se são seguidas rigorosamente as recomendações técnicas sobre a orientação geográfica e alocação dos equipamentos na obra. Somente o bom produto não garante o funcionamento. A instalação tem que obedecer padrões técnicos.

Energia Solar - Benefícios

– A maior solução energética para o planeta;

– Ecologicamente inesgotável, com total preservação do meio ambiente;

– Não apresenta riscos aos usuários;

– Possibilita a utilização da água quente de forma mais prazerosa;

– Atende todas as pessoas de forma gratuita;

– Proporciona elevada economia de energia elétrica e alto conforto no banho e na limpeza doméstica.

Energia Solar - Vantagens

– Necessita de menos manutenção que outros aquecedores elétricos ou a gás;

– Não oferece risco de intoxicação por monóxido de carbono ou de incêndio;

– Não polui, nem sobrecarrega o sistema elétrico;

– O custo operacional é baixíssimo, não gasta e sim gera energia.

Manutenção do aquecedor solar.

Após a instalação do equipamento é recomendada a cada seis meses uma lavagem nos vidros dos coletores e uma drenagem de toda a água do sistema, para a eliminação das impurezas da água acumuladas na parte inferior do boiler. Desta forma o desempenho permanece no topo e conserva a longevidade útil do equipamento.

Dimensionamento para casas de alto padrão

O dimensionamento deve considerar inúmeras variáveis, tempo de utilização de cada ponto de consumo, vazão, hábitos, números de pessoas, número de pontos, coordenadas geográficas, orientação geográfica, inclinação do telhado, distância, entre outros.

O quadro mostra um dimensionamento médio
EVENTOS
CONSUMO
Cozinha
Chuveiros
Banheira de hidromassagem simples
Banheira de hidromassagem dupla
Lavanderia
150 litros/dia
50 litros/banho/dia
150 litros/banho/dia
250 litros/banho/dia
100 litros/dia

Dimensionamento para casas de padrões médio e populares

No dimensionamento para casas populares, considera-se somente o chuveiro e um tempo baixo de utilização do ponto de consumo de água quente. Em casas de médio porte, é considerado um tempo maior de utilização de água quente. Abaixo a tabela de indicação para cada evento:
EVENTOS
CONSUMO
Casas Populares
Casas de médio porte
40 litros/pessoa/dia
50 litros/pessoa/dia

Observação: A correta identificação feita pelo cliente dos hábitos de uso da água quente nos diversos pontos de consumo impactam diretamente no tamanho do sistema.

Grandes obras

Para dimensionamento da demanda de grandes obras é preciso de estudo do projeto.

Dimensionamento da área coletora

O dimensionamento das placas coletoras está diretamente relacionado à demanda de água quente definida no item anterior, pela grande variação térmica entre os extremos do país e pela visível existência de microclimas, o dimensionamento das placas sofre variação para cada região.
Utilizamos a melhor forma de energia: o Sol, uma energia limpa, inesgotável, renovável, gratuita, segura e ecológica.

Dúvidas, reclamações, sugestões, elogios?